Ciência Virtual - 6º ano

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Rochas

Conceito de rochas

Rochas são agrupamentos de minerais e podem ser classificados como: magmáticas ou ígneas, sedimentares e metamórficas.

Principais características das...
Rochas magmáticas

As rochas magmáticas são formadas pela lava (magma) que se esfriou e se solidificou ao sair do interior da Terra, e também por cristais de várias cores e diversos tamanhos.

Rochas sedimentares

As rochas sedimentares são formadas por matéria orgânica e sedimentos que são partículas originadas pela erosão de qualquer tipo de rocha, que se depositam em regiões mais baixas, onde vão se acumulando e se compactando.As rochas sedimentares são formadas por camadas.

Rochas metamórficas

As rochas metamórficas formam-se apartir da transformação de outras rochas, por isso podem ter cristais ou sedimentos.Elas são coloridas e têm impurezas.


Utilização das rochas


As rochas são usadas na fabricação da maioria dos produtos hoje existentes, por isso, utilizamos as rochas diarimente, quase o tempo todo.Alguns tipos de produtos usados hoje em dia, produzidos por rochas: paredes, fundações de sua casa, pilares, vigas, caixas-d'água, pisos, bancadas, calçadas entre outras coisas...Alguns tipos de rochas magmáticas são o basalto e o granito.O granito é usado para revestir ruas e calçadas, ele pode ser utilizado também para revestimento de paredes e assoalhos ou para fazer lavatórios.

O basalto é muitas vezes utilizado em calçadas.

Alguns tipos de rochas sedimentares são o calcário e a gipsita.O calcário pode ser usado para fazer paredes, fundações de casas, pilares, vigas, e caixas d'água.A gipsita é usada para fazer gesos, tanto para uso médico quanto para o gesso usado nos tetos das casas.

Alguns tipos de rochas metamórficas são a ardósia e o mármore.A ardósia é usada para revestir pisos, escadas, fachadas e até como substituta das telhas comuns.

O mármore é usado para revestir paredes, tetos e assoalhos ou para fazer lavatórios e pias de banheiro e cozinha.






2 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Início