Ciência Virtual - 6º ano

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

A Origem da Terra






Existem vários explicações para o surgimento da Terra.A hipótese mais aceita atualmente é a hipótese que afirma que a Terra teve as mesmas origens dos outros planetas do Sistema Solar, e que ela se originou através de um redemoinho de força gravitacional que atraiu, e portanto continha diversos materiais já existentes no espaço cósmico.Tais materiais eram constituídos por partículas como poeira cósmica e gás.Muitos elementos químicos entraram nessa composição.





Aos poucos, a Terra foi se evoluindo até se tornar: uma grande esfera gasosa girando em torno de si mesma e ao redor de uma outra gigantesca esfera, de tamanho absurdamente maior - o futuro Sol.
Após milhões de anos,a matéria que futuramente constituiria a Terra concentrou-se em forma de esfera. As matérias mais pesadas, ou seja, mais densas, se agruparam e formaram um núcleo.Ao redor do mesmo, as matérias menos densas formaram o manto, que é como uma mistura pastosa de rochas, denominadas magma.Com o passar do tempo, na parte mais superficial do magma, ou seja, na superfície da Terra formou-se a crosta terrestre.





A Terra não nasceu pronta.Surgiu por meio de transformações e evoluções...Até se tornar aquela que nos conhecemos hoje.





Formação da crosta terrestre





Milhões de anos após a criação da Terra uma camada fina do magma, sua camada mais superficial, se solidificou pelo resfriamento do planeta.Por baixo dessa camada teríamos matérias extremamente ardentes, ou seja, incandescentes.Essa camada mais interna e ardente aos poucos começou a por pressão na camada mais superficial do magma, a superfície terrestre, que tornou a se quebrar em pedaços ou placas.Entre as mesmas haviam algumas falhas e aberturas, os vulcões por sua vez jorravam nuvens de gases e muita quantidade de lava, que é o nome dado ao magma, quando saí por essas aberturas e chega a superfície terrestre.Naquele local, a lava, agrupava-se com enormes nuvens de poeira e gazes.Ao sair do interior da Terra, a lava começa a esfriar e aos poucos foi se transformando em grosas camadas de rochas, a futura crosta terrestre. A crosta terrestre é uma das camadas da Terra, a camada mais superficial.





Formação da atmosfera





As nuvens de gases produzidas pelos vulcões do jovem planeta Terra e pelo aquecimento das rochas terrestres, aos poucos foram se acumulando ao redor do planeta Terra até formar uma grossa camada que se tornou a nossa atmosfera primitiva que era diferente da qual nós nos utilizamos hoje, que por exemplo não tinha o gás essencial para a vida: oxigênio.A palavra atmosfera vem do grego atmós que significa gás e sphaira que significa esfera.Foi assim que se formou a primeira atmosfera terrestre.Mas, como o oxigênio se formou?Ele formou-se por atividade dos organismos vivos, certamente através da fotossíntese realizada por algas microscópias que flutuavam nos oceanos.No entanto, no início, o oxigênio era venenoso para os primeiros organismos e só muito depois é que as formas de vida adquiririam as caracteristicas atuais.





Formação da hidrosfera





Da lava saía vapor de água, que se condensava e formava nuvens cada vez maiores e mais pesadas que foram se acumulando na atmosfera primitiva do nosso planeta.Com tanto vapor acumulado ( que quando condensado, nas nuvens se torna água), estrondosas chuvas foram se formando e desabando na superfície terrestre, e aos poucos a superfície terrestre foi esfriando.A crosta terrestre que iniciava sua formação, apresentava regiões altas e baixas (depressões).Nas depressões, situadas nas regiões baixas se formariam futuramente os oceanos e mares.No final dessas chuvas, as depressões da crosta terrestre estavam cobertas de água.Assim, acreditam que se formaram os primeiros oceanos,mares e lagos.Assim deve ter se formado então a hidrosfera (conjunto de águas existentes na Terra.)A palavra hidrosfera vem do grego hydro que possui como significado água.A história da formação da Terra não é tão simples e ainda continua.O nascimento da Terra e tudo que há nela, deve provavelmente ter durado, cerca de um bilhão de anos.





A Terra em sua forma primitiva, no tempo da criação da hidrosfera, atmosfera e crosta terrestre.





Surgimento da vida na Terra





Existem várias explicacões para o surgimento da vida na Terra.Uma hipótese é que esse fenômeno terá tido origem no mar, sob condições totalmente diferentes das que existem hoje.Ou, a vida na Terra pode ter surgido a partir do espaço.Microrganismos primitivos poderiam ter vindo de outros lugares do Universo, por meio de asteróides, que na Terra teriam encontrado as condições ideais para sobreviver.Esse é o conceito de panspermia(vida em todo o cosmo).Mas esta teoria quase não é mais usada atualmente.Outra teoria, é que a vida pode perfeitamente ter surgido na Terra, não no mar, mais em pequenas poças, nas rochas ou no barro, dessa forma, a água substancia essencial para a vida, estaria presente na quantidade ideal, sem diluir os nutrientes ideais para o surgimento dos primeiros seres vivos.Experiências laboratoriais têm tentado reconstituir o que se terá passado nos mares naquele tempo. A atmosfera da Terra primitiva seria principalmente formada por hidrogênio, azoto e vapor de água. Estes gases, submetendo-se à ação de várias fontes de energia, terão sido "cozinhados", reagindo entre si, formando os primeiros compostos orgânicos, que eram moléculas muito simples. Os compostos formados na atmosfera primitiva transferiram-se depois para os oceanos, ou poças que ficaram carregados de substâncias minerais e orgânicas, transformando-se numa "sopa primitiva", muito nutritiva. Estas substâncias continuaram a reagir entre si, conduzindo à formação de substâncias mais complexas, incluindo aminoácidos, que são fundamentais à formação da vida. Estas moléculas constituiram, depois, unidades individualizadas do meio e com as condições ambientais apropriadas surgiram as primeiras células, ou seja, a Vida. Elas eram muito simples, semelhantes a bactérias. É claro que das substâncias orgânicas até ao aparecimento do primeiro organismo vivo, muitas reações químicas tiveram de ocorrer, mas elas ainda não estão completamente compreendidas.





Alunas: Paula Dalastra
Bruna Moraes Farias Dantas- 6° ano E

1 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial